Programa
Dia 20 (quarta-feira)
21h30m - Teatro “Daqui fala o morto” - GETAS Sardoal
Centro Cultural Gil Vicente
Dia 21 (quinta-feira)
22h00 - Noite de Fados “Os de Cá”
Praça da República
Com Victor Manoel, Miguel Simples, Paula Simples e Manoel Costa
Participação de alguns músicos da Filarmónica União Sardoalense
Espetáculo integrado na Comemoração do Dia da Freguesia de Sardoal da responsabilidade da Junta de Freguesia de Sardoal - ver programa próprio
Dia 22 (sexta-feira)
Feriado Municipal – Comemoração dos 486 anos da Elevação do Sardoal à categoria de Vila, por Carta de Mercê, passada por D. João III, em 22 de setembro de 1531
10h – Cerimónia do Hastear da Bandeiras nos Paços do Concelho com a presença dos Eleitos Locais e Guarda de Honra prestada pela Filarmónica União Sardoalense.
- Entrega das Distinções aos Trabalhadores da Autarquia com 25 ou mais anos de serviço
Salão Nobre dos Paços do Concelho
15h30m - Abertura da MOSTRA DE SABERES E SABORES e das EXPOSIÇÕES
II Concurso de Pintura “À Descoberta do Mestre” - Centro Cultural Gil Vicente
Árvores Emblemáticas do Concelho de Sardoal - Espaço Cá da Terra
Semana Santa | Património Cultural e Imaterial - Capela de Nª Senhora do Carmo
19h- Seca Adegas
Praça Nova
21h - Seca Adegas
Praça Nova
22h30m - Samuel Úria
Praça da República
Dia 23 (sábado)
15h30m - Futebol Taça da Amizade
Velhas Glórias do Benfica / Venda Nova / Grupo Desportivo de Alcaravela
Parque Desportivo Municipal
15h30m - Abertura da Mostra de Saberes e Sabores
Praça Nova e Av. Luís de Camões
15h30m - 10º Encontro de Filarmónicas (Saudações)
Praça da República e Salão Nobre dos Paços do Concelho
16h30m - 10º Encontro de Filarmónicas (Concerto)
- Sociedade Filarmónica Incrível Aldeiagrandense
- Banda Filarmónica União Montoitense
- Filarmónica União Sardoalense
Centro Cultural Gil Vicente
18h - Passeio da Chapa Amarela (Organização “Os Duros”)
18h30m - Cantares d’Outrora
Praça Nova
21h - Cantares d’Outrora
Praça Nova
22h30m - Miguel Araújo
Praça da República
Dia 24 (domingo)
10h - Festival Hípico (Ver programa próprio)
10h - Prova de Escolas 10h30m - Volteio e iniciação aos andamentos a cavalo (destinado a crianças e jovens)
11h - Provas pequenas, médias e grandes
15h30m - Abertura da Mostra de Saberes e Sabores
Praça Nova e Av. Luís de Camões
16h30m - Aula Zumba
Praça Nova
18h - Proclamação dos vencedores e entrega de prémios do II Concurso de Pintura “À Descoberta do Mestre”
Centro Cultural Gil Vicente
18h15m - Rancho Folclórico “Os Resineiros” de Alcaravela
Praça Nova
22h - Led On, Tributo a Led Zeppelin
(com Zé Nabo, Mário Delgado, Manuel Paulo, Alexandre Frazão e Paulo Ramos)
Praça da República
Programa
Exposições
 |
|
Exposição do II Concurso “À descoberta do Mestre” O II concurso de pintura “À Descoberta do Mestre”, promovido por este Município, resulta agora numa exposição coletiva que estará patente no Centro Cultural Gil Vicente, entre 22 de setembro e 25 de novembro. A cerimónia de divulgação dos vencedores e a entrega dos prémios acontece no dia 24 de setembro, pelas 18 horas, no Centro Cultural Gil Vicente. Das 83 obras apresentadas pelos 45 participantes, oriundos de todo o país e ilhas, o júri do concurso selecionou 30 trabalhos que compõem a referida exposição. O júri do concurso de pintura foi composto por Laura Afonso, personalidade com estreita ligação ao panorama artístico nacional; Engrácia Cardoso, artista plástica com reconhecimento nacional e internacional; e Ricardo Triães, Professor no Instituto Politécnico de Tomar, contando ainda com a colaboração técnica do artista plástico Massimo Esposito. A iniciativa pretende promover e divulgar a pintura enquanto recurso de expressão artística, estabelecendo uma estreita relação com a herança histórica e cultural legada pelos pintores manuelinos, Manuel Vicente e Vicente Gil, tradicionalmente reconhecidos como Mestre de Sardoal.s como Mestre de Sardoal.
|
 |
|
Árvores Emblemáticas do Concelho de Sardoal
O espaço “Cá da Terra”, no Centro Cultural Gil Vicente, acolhe, a partir do próximo dia 22 de setembro, a exposição “Árvores Emblemáticas do Concelho de Sardoal”. A inauguração da exposição e o lançamento do Roteiro Turístico com a mesma designação, que acontecem no âmbito das Festas do Concelho, decorrem às 17 horas. O Sobreiro da Dona Maria, os Freixos do Convento de Santa Maria da Caridade, o Eucalipto Grosso, as Tílias da Praça Nova, no Sardoal; as Oliveiras Milenares, nos Valhascos; o Sobreiro do Amor, em Alcaravela; e os Freixos, em Santiago de Montalegre, são as árvores emblemáticas que integram a exposição, composta por fotografias e informação técnica sobre as mesmas, bem como o Roteiro Turístico, que convida os visitantes do Concelho a conhecerem este emblemático património natural. Com esta mostra pretende-se preservar o património natural do Concelho, dando a conhecer as suas potencialidades enquanto fator de atração turística e cultural. A exposição “Árvores Emblemáticas do Concelho de Sardoal” estará patente no espaço “Cá da Terra” até 16 de março de 2018.
|
 |
|
Relevância da Semana Santa em exposição nas Festas do Concelho
No âmbito das Festas do Concelho, a Capela de Nossa Senhora do Carmo recebe uma exposição alusiva à candidatura da Semana Santa a Património Cultural Imaterial Nacional e ao futuro Centro de Interpretação que o Município pretende criar na mesma Capela. A exposição estará patente ao público de 21 a 24 de setembro, na quinta-feira, das 18h às 24h, e nos restantes dias, das 15h30m às 24h. Recorde-se que o Município está a elaborar uma candidatura com o objetivo de que a Semana Santa seja integrada no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, gerido pela Direção Geral de Património Cultural. Esta candidatura pretende dar relevo e salvaguardar as tradições da Semana Santa do nosso Concelho para que estas sejam mantidas e divulgadas de forma consistente e reconhecidas como uma mais valia a nível nacional. É ainda intenção do Município criar um Centro de Interpretação da Semana Santa e do Património Religioso na Capela de Nossa Senhora do Carmo, projeto que passa por disponibilizar um conjunto de elementos, através das novas tecnologias, que possam ajudar os visitantes a perceber, em contexto real e durante todo o ano, a importância da Semana Santa.
|
Mostra de Saberes e Sabores
 |
|
As Festas do Concelho integram, à semelhança dos últimos anos, uma Mostra de Saberes e Sabores, que dá a conhecer o que de melhor se produz neste Concelho e na região. Desta forma, a Praça Nova acolhe mais de duas dezenas de stands com artesanato diverso, trabalhos em trapologia, artigos em cortiça, tecelagem, sabonetes artesanais e outros produtos à base azeite, bijuteria em diversos materiais, bordados e ponto cruz, artigos para criança e litografias. Além do artesanato, também a doçaria local, doces e compotas, vinhos, queijos e cerveja artesanal marcam presença nesta mostra. O Centro Social dos Funcionários do Município volta a estar representado no local, produzindo pão com chouriço em forno de lenha. Durante todos os dias, o palco da Praça Nova terá animação musical, sendo que esta zona contará, ainda, com uma tasquinha/restaurante a cargo da Filarmónica União Sardoalense.
|