Gabinete de Apoio ao Empresário
Descrição
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O GAE - Gabinete de Apoio ao Empresário da Câmara Municipal de Sardoal procura garantir o apoio, o desenvolvimento e dinamização do comércio e das empresas do concelho, promover o empreendedorismo, a criação de emprego e a captação de investimentos para o concelho, assumindo-se como plataforma de interface entre os empresários e os agentes locais e setoriais com vista a criar condições para um ambiente de negócios competitivo e para o crescimento sustentado da economia local. São funções do Gabinete de Apoio ao Empresário, entre outras: - Prestar aconselhamento e apoio técnico às empresas do Concelho; - Dinamizar o empreendedorismo através do apoio a empreendedores e da promoção de uma cultura empreendedora no Concelho; - Desenvolver ações para a atração de novos investidores; - Facilitar processos de licenciamento empresarial; - Atrair investimento externo; - Informar acerca do Quadro Comunitário – Portugal 2020 |
Contactos: E.
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Aconselhamos marcação prévia.
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Atividades de Interesse
Ações de Apoio
Plataforma Tejo - MédioTejo21
A Plataforma Tejo constitui um mecanismo de recolha de informações, e interesse de entidades privadas na instalação de unidades de geração renovável de energia elétrica para auto consumo. O registo é gratuito e não implica qualquer compromisso de investimento.
A MédioTejo21 procura angariar o maior número de expressões de interesse (registos no link) e estudar a viabilidade de instalação de unidades de geração renovável para auto consumo. Posteriormente, serão avaliadas as possibilidades de investimento. |
Com a Plataforma Tejo procura-se promover a região do ponto de vista das energias renováveis, atrair investimento para a região e dinamizar o tecido económico.
Para esclarecimento adicionais, queira contactar a MédioTejo21, através do telefone 241105760 ou por correio eletrónico para
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TAGUSVALLEY disponibiliza ferramenta para os empreendedores testarem as suas ideias de negócio
O TAGUSVALLEY – Parque Tecnológico do Vale do Tejo disponibiliza uma ferramenta online com base na metodologia NISI - Acerta e Escala, que ajuda os empreendedores com uma nova ideia ou produto que tencionam introduzir no mercado. O programa NISI - Acerta e Escala, é um instrumento de apoio ao processo de criação de Empresas, que ensina os empreendedores a mitigar o risco, a colocar de lado as más ideias e a desenvolver as boas ideias. Ideal para quem quer investir num mercado que não lhe é familiar e que não quer gastar tempo ou dinheiro em caminhos errados. |
A plataforma na Internet permite testar a ideia, o modelo de negócio e escalar para o mercado. Só tem de se registar em nisi.tagusvalley.pt, começar a elaborar o seu projeto e terá acesso a vários recursos: vídeos formativos, documentos de trabalho e exemplos de aplicação. |
Formações
+informação
Sem formações a anunciar.
Palestras
Sessões de esclarecimento sobre apoios para o Desenvolvimento Local
Feiras
+informação
Sem feiras a anunciar.
Documentação Útil
Sessão de Esclarecimento sobre Aquicultura
Programa Operacional MAR2020 - Eng.º Lacerda da Fonseca (DRAP LVT)
Títulos, Autorizações e Licenças - Sónia Pedro (Câmara Municipal de Sardoal)
Novos Paradigmas de Relação com os Mercados - Ana Cristina Ribeiro (COMPTA)
Aquacultura de Água Doce, Contexto e Oportunidades - Sérgio Leandro (ESTM, IPLeiria)
A Indústria 4.0 e a Aquacultura - Hugo Metelo Diogo (COMPTA)
Sessão de Esclarecimento sobre a Floresta
Zonas de Intervenção Florestal - ZIF
Ajudas Anuais e Ajudas Investimento
Sessão "DA MINHA TERRA PARA O MUNDO, caminhos para a valorização do Património Local através do Turismo"
Apresentação "Da Ideia à Prática"
Apresentação "DA MINHA TERRA PARA O MUNDO" GAE CMS
Apresentações da Sessão de Esclarecimento sobre a Cultura do Medronheiro
A Cultura do Medronhonheiro - Engº Manuel Sequeira
Contributo do Medronheiro na Gestão Florestal – Eng.º João Gama
Bolsa Nacional de Terras – Eng.º Nuno Russo
A Valorização do Nosso Património – Produtor Tiago Cristóvão
Instalação e Cultura do Medronheiro – Eng.ª Fátima Curado
Regime Extraordinário de Regularização do Licenciamento Industrial
Instruções para apresentação de pedidos de regularização, alteração ou ampliação de estabelecimentos e explorações de atividades industriais.
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Os elementos instrutórios diferem, naturalmente, consoante a tipologia de estabelecimento e encontram-se consagrados muito claramente no diploma em questão, tornando agora muito ágil o processo de regularização, alteração ou ampliação de estabelecimentos e explorações.
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Devolução de IVA - Créditos de cobrança duvidosa
Nos termos da Portaria 172/2015 de 5 de junho, a partir do momento que um crédito se considere de cobrança duvidosa poderá apresentar-se um pedido por via eletrónica no Portal das Finanças com vista à devolução de IVA. De salientar que as faturas a incluir no pedido terão obrigatoriamente que se encontrar certificadas por um Revisor Oficial de Contas, sob pena de o pedido ser automaticamente rejeitado. |
A Autoridade Tributária notificará o sujeito passivo da decisão do pedido por via eletrónica, sem prejuízo de poder existir lugar a indeferimento tácito caso aquela entidade não se pronuncie no prazo de oito meses. |
Sacos de Plástico pagos a partir de 15 de Fevereiro 2015
Através da Lei nº 82-D/2014 de 31-12 foi aprovada a reforma da tributação ambiental, a qual veio introduzir a contribuição sobre os sacos de plástico leves. Esta contribuição incide sobre sacos compostos total ou parcialmente por matéria plástica, com alças, com espessura igual ou inferior a 50 microns, vendidos ou disponibilizados a título gratuito ou com custo associado, avulsos ou embalados. A contribuição é paga ao Estado pelos produtores/importadores/ou outros agentes económicos que introduzam os sacos de plástico no mercado nacional e o pagamento da contribuição deve ser efetuado até ao dia 15 do 2º mês seguinte ao trimestre do ano civil a que respeita a liquidação. A contribuição sobre os sacos de plástico constitui encargo do adquirente final. Após 15 de Fevereiro de 2015 não é permitida a distribuição aos adquirentes finais de sacos de plástico leves relativamente aos quais não seja exigível a contribuição. Só poderá disponibilizar os sacos que tenha em stock depois de tratar da sua introdução no consumo. Os operadores económicos que não sejam sujeitos passivos da contribuição sobre os sacos de plástico leves (por exemplo os retalhistas) e que possuam sacos de plástico leves relativamente aos quais não tenha sido liquidada e paga a contribuição, podem entregar uma Declaração de Introdução no Consumo (DIC) desses sacos e proceder ao pagamento da respetiva contribuição. |
A DIC deve ser processada junto de qualquer alfândega ou delegação aduaneira da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) desde o primeiro até ao último dia útil do mês de Fevereiro de 2015. A liquidação da contribuição devida é efetuada até ao dia útil seguinte ao da entrega da DIC, sendo o pagamento da mesma efetuado até ao 15º dia posterior. Estão isentos de contribuição os sacos sem alças, disponibilizados no interior do ponto de venda, que se destinem a entrar em contato, ou estejam em contato com géneros alimentícios abrangidos pelo D.L 62/2008 de 31 de Março. A Associação Comercial e Empresarial tem ao dispor dos empresários um requerimento para regularização dos sacos que tenham em stock para sua introdução no consumo, bastando para tal dirigir-se à Associação. Para tal deverá levar os elementos da sua empresa: Nome, NIF, morada, carimbo comercial (caso exista) e o respetivo inventário com a indicação do número de sacos em stock e se possível a composição dos mesmos. Se não tiver inventário deverá proceder à sua contagem para a devida comunicação e posterior pagamento do inerente imposto (8 cêntimos + Iva por unidade). |
Programas de Apoio
SI2E - Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego
O SI2E visa apoiar de forma simplificada pequenos investimentos empresariais de base local e complementar os atuais incentivos às empresas do domínio da competitividade.
· O SI2E descrimina positivamente as iniciativas empresariais dos territórios de baixa densidade;
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Consulte o aviso e encontre mais informações neste link . |
Abertura de Avisos para apoio de projetos no Ribatejo Interior - DLBC Rural - FEADER
A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior abriu no dia 23 de Novembro, o período de receção de candidaturas de projetos enquadrados em quatro operações no âmbito DLBC Rural, do PDR 2020. Estes concursos somam 810 mil euros, não reembolsáveis, para apoiar investimentos a implementar em Abrantes, Constância ou Sardoal, no âmbito do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER). |
Para mais esclarecimentos, consultar http://www.tagus-ri.pt/
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Linha de apoio à valorização do Interior
Em Diário da República foi publicada uma linha de financiamento, enquadrada no Programa Valorizar, com uma dotação de 10 milhões de euros para iniciativas do sector público e privado, podendo-se candidatar, designadamente, as entidades do Concelho de Sardoal. |
"Os apoios financeiros ascendem a 90% do valor das despesas elegíveis dos projetos, com o limite máximo de 150.000,00 euros no caso das empresas, e de 400.000,00 euros no caso das demais entidades, incluindo as de natureza privada sem fins lucrativos", lê-se no Despacho Normativo.
Em anexo, encontra-se o respetivo Despacho Normativo da abertura de candidaturas. |
Aviso n.º 17 – SI – 2015 – Sistemas de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica
Objetivos As Prioridades de Investimento (PI) 1.1. e 1.2. do Eixo I do domínio da Competitividade e Internacionalização têm previsto entre outros os seguintes objetivos específicos:
Área geográfica de aplicação O presente Aviso (AAC) tem aplicação em todas as regiões NUTS II do Continente (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve). |
Natureza dos beneficiários
Para mais informações: www.portugal2020.pt
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Cheque-Formação
Os trabalhadores e as empresas, que pretendam pedir apoio para formação, poderão fazê-lo, de acordo com a Portaria nº 229/2015, de 3 de agosto. Esta medida vai, também, abranger desempregados inscritos no IEFP, há pelo menos 90 dias consecutivos, sendo que neste caso, o apoio pode chegar aos 500 €, acrescido de subsídio de transporte e alimentação. |
Para informação detalhada consultar a referida Portaria (www.dre.pt).
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Candidatura – Proteção de Direitos de Propriedade Industrial Projetos Individuais – REGIME CONTÍNUO
Os projetos a apoiar inserem-se na modalidade de “Projetos individuais” inscrita nas tipologias: SI I&DT: “Proteção da propriedade intelectual e industrial” de acordo com o disposto na alínea e) do n.º 1 do Artigo 61.º e alínea a) do n.º 1 do Artigo 63.º do RECI. – Para AICT: “Proteção de direitos de propriedade intelectual” de acordo com o disposto na alínea f) do Artigo 103.º e alínea a) do n.º 1 do Artigo 104.º do RECI. Para Entidades não Empresariais do Sistema de I&I.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
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Modalidades e procedimentos para apresentação das candidaturas:
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Bolsa de Terras começa a ser implementada no Ribatejo Interior
A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior e a Associação de Agricultores de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação vão protocolar em breve a gestão operacional do projeto Bolsa Nacional de Terras, do Ministério da Agricultura e do Mar, e gerido pela Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR). Entretanto, já estão abertas as candidaturas, a nível nacional, ao arrendamento de terrenos do Estado. |
Para mais informações consulte o documento anexo.
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Enquadramento Nacional dos Sistemas de Incentivos às Empresas
Enquadramento nacional dos sistemas de incentivos às empresas Foi divulgado o Decreto-Lei n.º 6/2015 de 8 de Janeiro, que procede à aprovação do enquadramento nacional dos sistemas de incentivos às empresas, ou seja, o enquadramento nacional que define as condições e as regras a observar na criação de sistemas de incentivos aplicáveis no território do continente.
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Em geral, os projetos devem cumprir as seguintes condições gerais (artº 13):
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Parcerias
Protocolo de Colaboração com a Associação de Agricultores dos Concelhos de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação (A.A.A.C.S.M.)
Atendendo estarem reunidas as condições fundamentais de institucionalidade e de representatividade que podem garantir o apoio, desenvolvimento e dinamização da atividade agrícola e/ou florestal no concelho de Sardoal, foi acordado a 1 de julho de 2016, entre a Associação de Agricultores dos Concelhos de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação (A.A.A.C.S.M.) e o Município de Sardoal, através do seu Gabinete Técnico Florestal (G.T.F.), em articulação com o Gabinete de Apoio ao Empresário (G.A.E.), um PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO, que se assume como plataforma de apoio ao cidadão ou empresa, nas atividades agrícolas e/ou florestais a desenvolver no Concelho de Sardoal. No seguimento deste Protocolo, a Associação de Agricultores dos Concelhos de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação presta atendimento no Balcão Multisserviços da Loja do Cidadão, na segunda e na quarta terça-feira de cada mês, entre as 9h e as 12h30m . |
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Protocolo de Cooperação com a TagusValley - Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Tecnopolo do Vale do Tejo
A 12 de novembro de 2015, foi firmado entre o Município de Sardoal e a TAGUSVALLEY- Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Tecnopolo do Vale do Tejo, um protocolo assente numa relação de mútua cooperação no âmbito da criação ou reforço da capacidade, do serviço local de apoio a empreendedores com base nas melhores práticas de desenvolvimento e validação das suas ideias e modelos de negócio, bem como, o apoio à conceção e arranque de espaços de incubação e/ou cowork. |
Destaque ainda para a disponibilidade aos recursos associados às redes participadas pelo TAGUSVALLEY, INOV.C, ANIMAFORUM – CLUSTER AGRO-INDUSTRIAL, RIERC (Rede Mentor – Apoiar para Crescer), BICs/EBN (Identificação de oportunidades EU2020, Softlanding), TECPARQUES (Land2Land – Acesso ao mercado Brasileiro).
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Protocolo de Disseminação de Recursos para o Empreendedorismo
Este protocolo foi estabelecido, entre a Câmara Municipal de Sardoal e a Associação A INICIATIVA GLOCAL, com a finalidade de Promover e Apoiar o Empreendedorismo, Inclusão Social e Desenvolvimento Sustentável, neste ciclo de fundos comunitários Portugal 2020. Este apoio aos empreendedores, é gratuito, e é disponibilizado através de manuais, em formato e-book, os quais serão disponibilizados neste portal. |
Para mais informações contactar o Gabinete de Apoio ao Empreendedor (GAE)
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Acordo de Cooperação pelo Empreendedorismo entre o Millennium Bcp e o Município de Sardoal
Aos 12 dias do mês de Janeiro de 2015, foi assinado o Acordo de Cooperação pelo Empreendedorismo, entre o Millennium Bcp e o Município de Sardoal. O Microcrédito concedido pode variar entre o mínimo de 7.000€ e máximo de 25.000€. |
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Protocolo colaboração NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém
Aos 3 dias do mês de outubro do ano 2014, o MUNICÍPIO de SARDOAL, representado pelo seu Presidente de Câmara, António Miguel Cabedal Borges e a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, representada pela Presidente da Direção, Maria Salomé Rafael, celebraram entre as partes um Protocolo de Colaboração, tendo como objetivos centrais o incentivo à criação de empresas e a dinamização da atividade económica e empresarial, no Concelho do Sardoal. |
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Protocolo colaboração A.C.E. - Associação Comercial e Empresarial dos Concelhos de Abrantes, Constância, Sardoal, Mação e Vila de Rei
Aos 27 dias do mês de novembro do ano 2014, o MUNICÍPIO de SARDOAL, representado pelo seu Presidente de Câmara, António Miguel Cabedal Borges e a A.C.E. – Associação Comercial e Empresarial dos Concelhos de Abrantes, Constância, Sardoal, Mação e Vila de Rei, representada pelo Presidente da Direção, António José de Matos Freire Marcelino Gonçalves, celebraram entre as partes um Protocolo de Colaboração, cujo propósito consiste em apoiar o comércio local e as empresas, e impulsionar a atividade económica e o tecido empresarial no Concelho do Sardoal. |